4 cuidados para se ter com a cicatriz após uma cirurgia plástica

Após a realização de uma cirurgia plástica, a cicatriz é algo que deve exigir muita atenção. Ela não deixará de existir no corpo, mas pode ficar menos visível ou quase imperceptível se for bem tratada.

Os cuidados que se deve ter dependem da aparência e da fase evolutiva que a cicatriz está. Porém, cito abaixo 4 cuidados básicos para se ter com uma cicatriz após a realização de algum procedimento. Confira abaixo:

- Hidrate a sua pele: No processo de cicatrização, a região afetada pode causar coceira. Hidratar a área é a melhor solução para aliviar os sintomas.

- Não coce: A coceira, o desconforto e o fisgado são naturais de se sentir, mas isso vai diminuir com o tempo. A dica é não coçar a região, pois você pode agredir a cicatriz arranhando-a.

-Evite o sol: Não exponha a cicatriz ao sol enquanto ela não tenha atingido a tonalidade normal. Caso a exposição aconteça, use protetor solar para minimizar quaisquer riscos.

-Siga as orientações do seu médico: Seguir tudo o que seu médico orientou, como repousar no período indicado por ele, assim como usar as medicações receitadas é fundamental para evitar complicações no pós-cirúrgico.

E não se esqueça: para ter o melhor resultado possível na cicatrização, além de se comportar de maneira adequada no pós-operatório, é muito importante contar com o acompanhamento de um cirurgião plástico de confiança. Para tal, o médico deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).