Doença do silicone: o que é?

A cirurgia para a colocação da prótese de silicone é um dos procedimentos mais feitos no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Porém, no sentido contrário, um movimento de mulheres que querem retirar as mamas começou a ser registrado.

O objetivo vai além das questões estéticas, a causa por trás desse movimento é o relato de mulheres que enfrentaram sintomas físicos e emocionais após a cirurgia plástica. Isso alertou a comunidade médica quanto à possibilidade de uma doença ligada ao silicone.

A doença do silicone engloba um conjunto de sinais e sintomas que se dá em pacientes que foram expostos a um estímulo externo: vacinas, ou a prótese de silicone.

Ao que tudo indica - os estudos ainda são primários - após o contato com o estímulo desencadeante, pacientes geneticamente suscetíveis podem desenvolver a resposta autoimune que levaria ao início de sinais. Os sintomas mais comuns são: dor articular, dor no corpo, cansaço, distúrbio no sono e perda de cabelo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, até o momento o conhecimento científico da especialidade indica que não há estudos concretos ou baseados em evidências ou dados revisados por pares sobre a formação de uma nova síndrome: “doença de implante de silicone”.

Os implantes mamários de silicone são usados em quase 300.000 cirurgias de aumento de mama e 100.000 operações de reconstrução de mama anualmente nos Estados Unidos. Os implantes preenchidos com gel de silicone foram aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), em 1962. Desde então, poucos dispositivos médicos foram estudados de perto para a sua segurança e seus efeitos adversos associados.

Apesar das múltiplas gerações de superfícies/texturas de implantes e gel de preenchimento, os componentes básicos permanecem como originalmente projetados.

Rua Amadeu Segundo Cherubini, 379 ​ | São Manoel

Tel:  (17) 3121-7074 - WhatsApp: (17) 99146-7762