Existe melhor época do ano para fazer cirurgia plástica?


É muito comum e, claro, sempre compreensível as pessoas terem certas preocupações antes de realizarem alguma cirurgia plástica. Muitos questionam, por exemplo, se há alguma época do ano melhor para que ela seja realizada. A verdade é que há prós e contras tanto das estações mais quentes quanto das mais frias.


Também é fato que julho, mês do ápice do inverno no Brasil, se tornou o “mês da cirurgia plástica” – as agendas dos profissionais da área costumam lotar com antecedência nessa época. Entre outros fatores, o frio proporciona menos inchaço no pós-operatório, o que pode auxiliar na recuperação. Ainda, o uso da cinta elástica (para o caso de cirurgia que as requerem) pode ser mais tolerável do que em épocas de maior calor.


O verão, por outro lado, pode trazer vantagens em outros aspectos. O fim do ano, com as pausas para celebração de Natal e Ano Novo, além das férias de janeiro, pode ser um bom aliado do repouso tão necessário e aconselhado por todos os cirurgiões. Ainda, como essa época do ano pede por alimentos mais leves e refrescantes, a recuperação com frutas, legumes e sucos se torna mais fácil.


Em todo caso, antes de se pensar na melhor época do ano, é preciso levar em conta outros fatores que trazem maior impacto ao sucesso de uma cirurgia plástica. O primeiro passo, então, sempre deve ser procurar um especialista de confiança para tirar todas as dúvidas e saber qual é o melhor procedimento para o seu caso específico.