Cuidados pós-operatórios são tão importantes quanto a própria cirurgia plástica



A cirurgia plástica é um procedimento que exige conhecimentos e técnicas ímpares do médico que a realiza - que, para atuar em nosso país, deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para que os resultados dessa operação sejam um sucesso, porém, também são muito importantes os cuidados pós-operatórios.


Para tal, além das recomendações que devem ser detalhadamente passadas pelo cirurgião plástico, o paciente também precisa dar sua parcela de contribuição respeitando essas orientações quando estiver por conta própria.


Em geral, após a realização de qualquer procedimento, os principais cuidados observados pelos médicos para o paciente, além de fazer as drenagens linfáticas e de agendar retornos para monitoramento, são quanto ao repouso e à alimentação para quando ele estiver em casa. Além da recuperação do organismo, as principais precauções giram em torno de uma boa cicatrização da área operada, que pode ser comprometida em caso contrário.


Em relação ao repouso, as principais orientações são quanto ao uso da cinta modeladora (se for o caso) ou alguma outra proteção para a área operada, o cuidado com a exposição ao sol (podendo chegar a até seis meses de afastamento dos raios solares, dependendo da complexidade da cirurgia) e também quanto à prática de atividades físicas – qualquer excesso precoce, como até mesmo dirigir, pode trazer consequências indesejadas, como alargamento de cicatrizes e abertura de pontos.


Quando falamos dos cuidados com a alimentação, é porque o aumento do metabolismo é normal após qualquer cirurgia plástica. Por isso, o suporte nutricional deve ser readequado de forma com que haja o consumo necessário de substâncias que ajudam na cicatrização corporal, como proteínas, vitamina C e ferro. Por outro lado, o que prejudica deve ser cortado imediatamente – como cigarros e bebidas alcoólicas.


De fato, todo pós-operatório precisa ser muito bem monitorado. Mas, claro, casos podem sempre variar de acordo com as particularidades de cada paciente. Por isso, é essencial buscar um cirurgião plástico de confiança, que irá realizar não somente um bom procedimento, mas também um pré e um pós-operatório com muita atenção e cuidado. Só assim a cirurgia plástica será bem sucedida e seu resultado será visível.

© Copyright 2016.

Todos os direitos reservados.

Dr. André Reda Cirurgia Plástica

CRM - SP 102.016

ACOMPANHE
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

São José do Rio Preto, SP

Rua José Picerni, 540​ | São Manoel

Tel:  17 3226-4848

Mirassol, SP

Av. Eliezer Magalhães, 2.809

Tel:  17 3242-6968

Desenvolvido         Novva Comunicação