Dr. André responde: Para fazer plástica de abdômen, é preciso emagrecer?

Uma dúvida muito comum que recebo de pacientes em meu consultório é se, para fazer plástica de abdômen, também conhecida como abdominoplastia, é preciso emagrecer. A resposta é sim!

Quanto mais próxima do peso ideal a pessoa estiver, melhores serão os resultados da sua cirurgia plástica. Fazer abdominoplastia acima do peso, por outro lado, pode trazer resultados não esperados. Além de proporcionar resultados melhores, é recomendado não realizar cirurgias em pessoas com IMC maior que 30 – trata-se de uma questão de saúde.

O resultado é melhor se você emagrecer pois a recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é que seja removida no máximo 7% da gordura corporal no procedimento. O paciente, por sua vez, também precisa se comprometer a adotar uma série de cuidados no pré e pós-operatórios para garantir bons resultados.

Pacientes obesos apresentam uma tendência maior de sofrer complicações em qualquer cirurgia, incluindo infecções e até mesmo trombose. Os quilos a mais representam riscos consequentemente adicionais.

Em geral, o recomendado é emagrecer primeiro e entrar na faixa de peso saudável antes de realizar a cirurgia plástica. Essa condição permite resultados melhores e oferece uma maior segurança.

Para saber se você está apta a fazer uma abdominoplastia, agende uma consulta com o seu cirurgião plástico de confiança e tire todas as suas dúvidas. O ideal é que esse profissional seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).