Saiba mais sobre a Otoplastia: Cirurgia que corrige as “orelhas de abano”

Atualizado: 6 de Jul de 2018

Problemas emocionais e de autoestima são geralmente diagnosticados em pessoas que possuem imperfeições estéticas na orelha, mas, com a Otoplastia muitos conseguem se libertar desse desconforto causado pelo que chamamos de “orelha de abano”. O procedimento é comumente utilizado para tratar as orelhas proeminentes, mas também trata outros problemas como ausência congênita, orelhas constritas ou sequelas causadas por traumas.

A cirurgia é indicada de acordo com o grau de incômodo do paciente, afinal, nem sempre a severidade da má formação corresponde ao nível de incômodo que a imperfeição causa na pessoa.

Mais simples do que se imagina, a otoplastia é feita com anestesia local – exceto para crianças pequenas, sendo aconselhado a anestesia geral – e é resumida a um corte atrás da orelha e a remodelagem da cartilagem com pontos. Após a cirurgia, são feitos curativos a fim de preservar a modelagem, que deve ser mantida de 2 a 7 dias, quando os pontos são retirados.

Além disso, no primeiro mês após o procedimento, deve ser utilizada uma faixa elástica protetora para manter as orelhas imobilizadas e movimentos bruscos devem ser evitados durante dois meses, para que não haja descolamento ou problemas como assimetria e má cicatrização.

Seguindo corretamente as indicações do médico cirurgião no pós-operatório, os riscos de complicações são mínimos. Os resultados são geralmente satisfatórios e devido ao corte ser atrás da orelha, a cicatriz se torna praticamente imperceptível.

Fonte: Novva Comunicação.